Os Maritain


Num mundo intelectual onde a ruptura com a fé e a perda do sentido pesavam, prometem-se mutuamente que acabariam com as suas vidas, se dentro dum ano não encontrassem uma solução para o grande desnorte em que se sentiam envolvidos. 

Jacques e Raissa Maritain, um casal apaixonado, não encontram nos seus estudos da Sorbonne nada que os leve a encontrar essa saída - e é apenas quando lhe falam de Henri Bergson e começam a frequentar as suas aulas, no College de France, que iniciam a caminhada que os leva a vir a encontrar o "caminho para casa". Vêm a descobrir Deus, baptizam-se. Ela mais mística, contemplativa, dedicada à poesia; ele, por sua vez, um pensador de "primeira água" de quem o Papa Paulo VI  disse quando morreu aos 90 anos: "perdemos um mestre na arte de pensar, de viver e de rezar". 

Apostado em pensar o mundo contemporâneo com fundamentos sólidos, Jacques Maritain encontrou em São Tomás de Aquino - que fora bebera em Aristóteles, uma filosofia da realidade concreta, cuja existência está para além de nós mesmos, mas que se dá à nossa experiência e pode ser ordenada e pensada. Abrimo-nos à realidade utilizando os nossos sentidos e a nossa razão. O mundo rege-se por leis, está ordenado e podemos chegar à causa última da realidade, que é Deus. 

Maritain vai repensar a filosofia tomista, adaptando-a aos grandes desafios que o mundo do séc. XX viveu e parece que ele próprio aí encontrou uma tábua de salvação para si, mas também para a Igreja. De facto, quanto à Igreja, ele foi um farol que ajudou em muito a ordenar a fé. Por exemplo em combater a corrente maurrasiana, depois com o seu contributo para o Concílio Vaticano II. 

A sua obra personalista, formou uma via importantíssima de renovação espiritual, de que por exemplo o próprio Papa João Paulo II se dizia reconhecido a título pessoal, pois dela bebeu no seu período de formação no seminário.

Gosto muito dos filósofos realistas e da tradição aristotélica, que se funda no ser para chegar ao seu núcleo; contrariamente à filosofia platónica, que levou ao Idealismo e que despreza a matéria e a coisa concreta, para encontrar os chamados "arquétipos". E acho importantíssimo, como cristão, a ligação entre fé e razão, pois acredito - e isso claramente é pela via um tanto ou quanto mística que nos cabe a todos... que no concreto das coisas se esconde o mistério.

Embora não tenha aprofundado a sua obra e a sua vida, esta semana tem sido um prazer ler - e aprender com Maritain, com a sua vida fecunda, cheia de sabedoria. Em boa verdade, com o casal Maritain, pois o trabalho dele associa-se ao dela e viveram uma longa e rica vida matrimonial, alimentando comunidades de renovação espiritual, apoiando quem reconhecia neles um caminho rico de interpretação dos tempos e de busca e entrega. Foi o caso de artistas, como Chagal segundo creio. E porque nem sempre a vida de combate pela verdade foi fácil e não teve contrariedades, incompreensões e inimizades, encontraram nos EUA e no Canadá que os viesse a receber (viveram em Princeton) num período em que lhes fecharam portas em França, tendo assim filosofia tomista encontrado no Novo Mundo um veio de vigor.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma rainha em peregrinação

JMJ, começa agora!!!

A imaginação cristã para elevar o real