Sentado no meu sofá

Leio nuns apontamentos que tenho que a desolação nos leva à dispersão.

Manter hábitos de leitura, de calma, alimenta-nos interiormente e pode ajudar-nos a viver de forma mais concentrada, atenta. Na verdade, o alimento que tomamos pode ajudar-nos, tornar-nos saudáveis, ou pode ter por efeito desequilibrar-nos - e por vezes nem nos apercebemos disso. 

Este fim-de-semana utilizei-o para fazer uma boa arrumação ao meu escritório em casa: acumulavam-se livros e papéis. É incrível como os dias nos vão levando a acumular leituras, escritos e informação. Às tantas, já não nos lembramos que, há cerca de 15 dias p.e., passámos por aquele livro a propósito duma qualquer pergunta que fazíamos a nós próprios.Vamos acumulando necessidades, projectos, idéias, papéis - confusão. Há um dia em que é preciso parar e olhar para tudo isso... e arrumar.

Na semana passada ouvi um amigo falar na frase de Sto. Agostinho que dizia que somos feitos para Deus e que os nossos corações só descansam quando repousam nele. Como dizia este meu amigo, há de facto algo em nós de insatisfeito, de incompleto. Só Deus poderá tirar-nos a sede?

O nosso mundo interior precisa de ordem, quem o disse foi Simone Weil. Essa é a primeira verdade. E quando Nadal, o companheiro de Loyola,  dizia que o ideal de vida era sermos "contemplativos na acção" penso que muito está dito. É importante que dentro de nós encontremos um esteio de vida que nos permita que o exterior não nos desvie e nos atire para a uma dispersão crónica.

Quando Jesus Cristo se sentia esgotado pelas multidões e pelos milagres que lhe pediam para fazer, retirava-se para um monte para orar. Era aqui que os seus discípulos o encontravam.

Sentado no meu sofá em casa hoje acordei cedo e estive a ler um livro espiritual.
Acumulam-se em mim obrigações, projectos, ideias - confusão enfim. Mas vamos com calma, já ninguém me rouba estas 2 horas em que estive aqui na "paz do Senhor!"


 




 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma rainha em peregrinação

JMJ, começa agora!!!

A imaginação cristã para elevar o real