Manifesto a Favor dos Pedagogos

Há quem diga que se educa mais pelo exemplo do que por palavras. Concordo. Mas não posso deixar de dizer que nas atitudes, na nossa postura, quando falamos de exemplo falamos também na mensagem corporal que transmitimos. A linguação corporal, a expressão do nosso rosto, valem muitas vezes por muitas palavras. Lembro-me do Pre. Burguete, jesuíta que nos deixou há poucos anos, quando parava nas suas missas porque tocava um telemóvel... não era preciso nenhuma palavra: a sua expressão dizia tudo e todos a compreendiam. A eficácia da nossa mensagem tem que ver com o que somos e com a verdade e a densidade que transmitimos, ou deixamos de transmitir.
O pedagogo é um "filósofo activo", na expressão que agora invento. A sua sabedoria vale enquanto e na medida em que a utiliza. E é ou tem que ser um comunicador. Um comunicador na acepção vasta que utilizo atrás: não é apenas a palavra que vale, é toda a expressão da sua personalidade que chega aos outros e que é entendida. Pensemos em Gandhi e nas suas atitudes.
Equilibrar pensamento e acção. Recomendo vivamente a leitura do livro "Liderança Heróica" de Chris Lowney, em que este fala da liderança no espírito jesuíta.
Já tivemos muitos pensadores, mas o mundo pede pessoas de relação, que se envolvam, que se dêem.
Interessante este texto de David Hume que aqui transcrevo:
"Supôe-se que o carácter mais perfeito está situado algures entre esses extremos, mostrando a mesma habilidade e gosto pelos livros, pela convivência e pelos negócios, revelando, na conversação, aquele discernimento e delicadeza que brotam da familiaridade com as belas letras e, nos negócios, a probidade e o rigor que são o resultado natural de uma sã filosofia.
Parece, então, que a natureza indicou um tipo de vida mista como o mais adequado para a raça humana, secretamente advertindo-a de que não deve permitir que qualquer dessas inclinações se imponha excessivamente a ponto de nos incapacitarmos para outras ocupações e entretenimentos. Sê um filósofo, mas em meio de toda a tua filosofia, não deixes de ser um homem."
Hume, David in "Investigação sobre o Entendimento Humano."
Filósofo, mas homem!
O pedagogo não é apenas o que educa crianças. Pedagogos são todos os que fazem a diferença. É todo aquele que tenta lutar por um mundo melhor, mas que ao mesmo tempo não o diz (por humildade e por não gostar de falar de si: "E não pareceres bom demais ou pretensioso", If de Kipling); é todo aquele que diz no seu íntimo, como diz a cantiga de Jorge Palma, que "enquanto alguns fazem figura e outros sucumbem à batota", ele seguirá e gozará bem "a sua rota".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma rainha em peregrinação

JMJ, começa agora!!!

A imaginação cristã para elevar o real