Liberdade de Expressão

Muitos dizem que a liberdade de expressão não tem assim tanta importância, eu acho que tem. É tão bom poder dizer o que nos apetece, sem ter que esperar aprovação. É tão bom poder viver num país em que não temos que esperar que venha alguém dizer que "isto podes dizer", "aquilo tens que riscar".
Penso que não conseguiria viver num país em que houvesse censura.
Estou a fazer um levantamento da história do Cinema Tivoli e parece que a censura também tocava lá... que irritante que é virem uns tipos dizerem o que temos que fazer.
Preso muito este direito à livre-expressão e penso que seria um desalinhado caso me impusessem o que dizer. Só o facto de saber que há censura, só isso me irritaria solenemente e me faria pisar o "risco".
Gosto de dizer o que penso, sem ter preocupações. Com respeito pelo outro.
Mas não é apenas um país que pode não ter liberdade de expressão. Na sociedade há grupos em que não se diz o que se pensa. Na Administração Pública, nas empresas, entre amigos há status quo em que não se pode dizer o que se pensa.

Comentários

Vasco Mayer disse…
Duarte estes seus textos são fenomenais. Ja esta na altura de perguntar: quando é que vem o proximo livro? Um livro sobre temas aleatorios, tal como escreve neste blog, seria muito interessante pois é de leitura facil e divertida, onde se "experimentaria" um pouco desta sua sabedoria e acima de tudo de um enorme talento para escrever!

um abraço Vasco

Mensagens populares deste blogue

Uma rainha em peregrinação

JMJ, começa agora!!!

A imaginação cristã para elevar o real