A força do hábito

No fim-de-semana passado estive no Alentejo no monte dos meus pais. Pensei que iria estar uns dias no sossego, a preparar trabalhar num projecto que estou a desenvolver - no entanto, chateei-me que "nem um perú". O tempo estava mau, não havia muito a fazer. 
Acho que desde que vim viver para Lisboa que me habituei a estar muito mais em actividade, a ter muito mais entretenimento. E daí que, embora por vezes pense que não me importaria de viver fora da cidade de Lisboa, tenha vindo com a sensação que sair de Lisboa me vai exigir uma grande capacidade de adaptação. De facto, por vezes penso que não me importaria de viver numa cidade mais pequena do que Lisboa. Contudo, ir viver para outro sítio obriga-nos a ter que repensar todo o nosso modo de viver e em fazer novas relações. Nada disso é fácil. Por isso, nunca poderá ser de ânimo leve que mudaremos. 

Comentários

Anónimo disse…
É verdade, há espaços e sítios assim.. remetem-nos para uma calma esmagadora, que nos aborrece tantas vezes,que nos cansa e tira a paz...Porquê?! se a expetativa que tinhamos era tão diferente!!!

Talvez em nós não mude o tal "chip". A cidade entretem-nos, faz-nos companhia, ilude-nos, ocupa-nos,leva-nos... nem sempre temos que estar muito focados, nem sempre temos que pensar muito... apenas temos que nos deixar levar...e tantas vezes isso nos basta e nos preenche.

E há sitios que nos invocam para o oposto... somos chamados a sair de nós, da nossa zona de conforto... temos de abrandar,temos que procurar...e isso é-nos muito mais existente; nem sempre estamos prontos e dispostos a fazê-lo.

As questões são: onde sou mais eu? Onde sou mais feliz e pleno?

Não há bom e mau; certo e errado...não temos que escolher a cidade ou o resto do Mundo...

Acredito que haverão sítios que nos potencializam, que nos fazem maiores,que nos libertam...onde somos o melhor de nós... e que bom será na vida podermos exprimentar, nem que seja por uma vez, um bocadinho disto.

Sabendo que nem sempre o tal "chip"muda e que haverão dias,pessoas e sítios que nos irão aborrecer; quando pensámos que seria diferente.Há que ser audaz e nunca perder a força do habito.

Mensagens populares deste blogue

Uma rainha em peregrinação

JMJ, começa agora!!!

A imaginação cristã para elevar o real