Confiança Paciente

                                                Henrique Pousão, "A Velha a dobar", 1881

Acima de tudo, confia no trabalho lento de Deus.
Somos, naturalmente, muito impacientes em tudo
para chegar ao fim sem demora.
Gostaríamos de saltar os estágios intermediários.
Ficamos impacientes por estarmos a caminho de algo
desconhecido, algo novo.
E, porém, a lei de todo o progresso diz que
este é alcançado ao passarmos por alguns estágios de instabilidade -
e que isso pode levar muito tempo.

E, então, penso que o mesmo acontece contigo;
as tuas idéias amadurecem gradualmente - deixa-as crescer,
permite que tomem forma, sem pressa indevida.
Não tentes forçá-las,
como se tu pudesses ser, hoje, o que o tempo
(ou seja, graça e circunstâncias,
agindo em sua própria boa vontade)
fará de ti, amanhã.

Só Deus poderia dizer o que este novo espírito
gradualmente a formar-se em ti, chegará a ser.
Dá a nosso Senhor o benefício de acreditar
que Sua mão está a guiar-te,
e aceita a ansiedade de te sentires
em suspenso e incompleto.

Pe. Teilhard de Chardin

Comentários

Anónimo disse…
Texto lindo este, que não conhecia… mas que em nada me deixa tranquila… e ainda não entendi porquê… por não conseguir aceitar esta “ansiedade de me sentir em suspenso e incompleto” por “acima de tudo, ter dificuldade em confiar no trabalho lento de Deus.

Não tenho ansiedade em me sentir em suspenso ou incompleta… certamente será uma das grandes certezas da nossa vida, esta de sermos inacabados e livres… é aí que tudo se joga , que se revela a nossa condição humana tão frágil e ao mesmo tempo tão divina.

Torna-me Senhor ainda mais paciente e menos exigente com que virá… não reconheço lentidão no teu trabalho, encontro sim, em muitos momentos, a minha pouca vontade de escutar, de rezar, de aceitar e aí sim, a vida pára e fica estagnada na inercia, no conformismo, no medo de uma falsa forma de vida!

Que eu tenha temperança e um coração capaz de reconhecer os momentos em que percorro os desígnios de Deus e que sejam, sempre, reconhecidos e assinalados todos os pequenos desvios feitos neste longo caminho. Que eu seja audaz, humilde e forte e verdadeira.

Mensagens populares deste blogue

Uma rainha em peregrinação

JMJ, começa agora!!!

A imaginação cristã para elevar o real