Liderança segundo Chris Lowney



“A última coisa de que os Jesuítas se poderiam gabar seria do facto de se considerarem a si mesmos especialistas em Liderança”, afirma Lowney. Mas a verdade é que instituíram um estilo de liderança a favor de uma abordagem holística com enfoque em quatro pilares fundamentais: autoconhecimento, engenho, amor e heroísmo. Lowney explora estes quatros princípios em detalhe, ao mesmo tempo que os ilustra com algumas anedotas da história dos Jesuítas. Para o autor, a fórmula de sucesso utilizada pelos Jesuítas para atacar as oportunidades do mundo real com estratégias de liderança também da vida real pode ser aproveitada por gestores da actualidade para virem a ser líderes eficazes e “plenos”.




Os quatro pilares subjacentes ao sucesso da ordem religiosa podem ser definidos da seguida forma:
  • Autoconhecimento: capacidade de reflexão, compreender as nossas forças, fraquezas, valores e visão do mundo.
  • Engenho: capacidade de inovação e adaptação num mundo em constante mudança
  • Amor: incutir nos outros uma atitude positiva que liberte o seu potencial
  • Heroísmo: estimularmo-nos a nós mesmos e aos outros no sentido de lutarmos por ambições heróicas e por uma paixão pela excelência
Em resumo, os quatro pilares próprios da gestão jesuíta dizem respeito à esfera total do ser humano – vida pessoal e profissional – e estão profundamente enraizados na ideia de que todos nós somos líderes. No fundo, propõem uma forma de vida integrada, um “modo de proceder” como os Jesuítas lhe chamavam.

A rejeição do modelo de “controlo e comando” que se fundamenta numa pessoa só com excepcionais capacidades de liderança é substituído pela certeza de que as pessoas têm uma melhor performance em climas solidários. Loyola e os seus seguidores tentaram criar ambientes repletos de “mais amor do que medo”. Depositavam as suas esperanças nos talentos de toda a equipa, demonstrando que o sucesso imanava do compromisso de muitos e não dos esforços isolados de um só. E Lowney consegue demonstrar que os mesmos princípios que inspiraram os Jesuítas do século XVI podem, na actualidade, moldar os líderes dinâmicos do século XXI.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma rainha em peregrinação

JMJ, começa agora!!!

A imaginação cristã para elevar o real