Um jardim para redimir o homem digital


Do filósofo Byung-Chul Al, artigo publicado no El País, 14.03.2019

Desde que trabalho no jardim, vejo o tempo de uma forma diferente. Acontece muito mais devagar. Ele dilata. Parece-me que há quase uma eternidade até que a próxima primavera chegue. A queda de folhas de Outono se esconde-se a uma distância inconcebível. Até o Verão parece infinitamente distante. O Inverno já é eterno. O trabalho no jardim de Inverno prolonga-o. O Inverno nunca foi tão longo como no meu primeiro ano como jardineiro. Sofri muito com o frio e as geadas persistentes, mas não por minha causa, mas sobretudo por causa das flores de Inverno, que continuavam a desabrochar mesmo na neve e nas geadas prolongadas. A minha maior preocupação eram as flores, por isso ajudei-as.

O jardim afasta-me do meu ego. Não tenho filhos, mas com o jardim estou aos poucos a aprender o que significa dar assistência, cuidar dos outros. O jardim tornou-se um lugar de amor.

O tempo do jardim é um tempo diferente. O jardim tem o seu próprio tempo, do qual não posso dispor. Cada espécie tem o seu próprio horário específico. No jardim, muitos momentos específicos se cruzam. Os açafrões de Outono e açafrões de Primavera parecem semelhantes, mas têm uma noção de tempo totalmente diferente. É incrível como cada planta tem uma consciência do tempo muito marcada, talvez até mais do que o homem, que hoje de alguma forma se tornou atemporal, pobre do tempo.

O jardim permite uma intensa experiência temporária. Durante o meu trabalho no jardim, enriqueci-me com o tempo. O jardim para o qual se trabalha devolve-nos muito. Isso me dá ser e tempo. A espera incerta, a paciência necessária, o crescimento lento, engendram uma sensação especial de tempo. Na Crítica da Razão Pura, Kant descreve o conhecimento como uma actividade paga. De acordo com Kant, o conhecimento funciona para um "lucro realmente novo". Na primeira edição da Crítica da Razão Pura, Kant fala de "cultivo" em vez de "lucro". Que razão Kant poderia ter para substituir "cultivo" por "lucro" na segunda edição?

Talvez o "cultivo" lembrasse muito a Kant a força ameaçadora do elemento, a terra, a incerteza e imprevisibilidade imanentes nela, a resistência, o poder da natureza, o que teria perturbado sensivelmente o sentimento de autonomia e liberdade do sujeito kantiano. O assalariado urbano poderá realizar o seu trabalho independentemente das mudanças das estações, mas isso é impossível para o camponês, que está sujeito ao seu ritmo. Possivelmente o sujeito kantiano não conhece a espera nem a paciência, que Kant reduz a "virtudes femininas", mas que são necessárias em vista do lento crescimento daquilo que foi confiado à terra. Talvez Kant achasse insuportável a incerteza a que o camponês está exposto.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma rainha em peregrinação

JMJ, começa agora!!!

A imaginação cristã para elevar o real