O desafio de "Chuckie Eggs"

Há cerca de 20 anos, regressava com o o meu irmão Quico da Serra Nevada de carro e resolvi pregar com uma questão de chofre, um exercício motivado por uma reflexão espiritual que levava em Shoenstatt: "quais são os 2 defeitos que vê em mim, de que mal acha que padeço e que poderia melhorar?

Vou aqui apenas falar do primeiro dos defeitos que julgo me apontou: "Duarte, acho que você é um bocado desorganizado... poderia melhorar nisso".

Cerca de vinte anos depois, vou com o meu pai a uma reunião numa Câmara Municipal. Vinha à conversa com ele e dizia-lhe que tento hoje em dia levar o meu computador mesmo para as reuniões, para evitar o papel e ao que me responde que "... pois é, tens tudo muito organizado, eu nunca precisei de o ser e peco por isso, porque tinha quem me organizava as coisas" (a secretária...) 

Há várias pessoas que me dizem hoje em dia que sou bastante organizado. 

Tenho sempre muitas, muitas coisas para fazer: reuniões para preparar, emails a responder, posições a assumir. Sinto-me muitas vezes como aquele cavaleiro que está numa pista de obstáculos e que tem que preparar o próximo salto: uma pista de muitos obstáculos a vencer, sem parar...

A razão que me levava a ser desorganizado não tinha que ver com ser preguiçoso; não, não tinha que ver com isso pois nunca fui preguiçoso. Tinha mais que ver com ter muitos interesses. Há uma coisa que me diziam em pequeno e que um pouco de verdade: "tens mais olhos que barriga". 

Realmente, sempre pulsou em mim uma enorme curiosidade e estou sempre a querer aprender  mais, a atirar-me a fazer mais coisas, a ler, a querer ver filmes, a ir a exposições, etc, etc. Nós seres humanos somos omnívoros, e esta semana pensei em mim como um daqueles animais que pegam tudo do chão... 

Penso que não há mal nenhum em ser uma pessoa aberta a descobrir, mas, no "banquete" da vida não nos devemos empanturrar, porque no dia seguinte podemos ter uma valente indigestão... Como dizem os epicuristas, o segredo do prazer é a moderação. 

O sermos organizados é o ter critério na utilização do tempo - que é um bem escasso. 

Uma outra imagem: quando era pequeno, havia um jogo que era o "Chuckie Eggs", um pobre homem que estava a recolher ovos num aviário e cada vez os ovos chegavam mais depressa. Isso é tão frequente acontecer na nossa vida: a máquina acelera e temos que estar atentos aos ovos, porque se não eles despedaçassam-se no chão. 

A arte de ser organizado é estar atento à velocidade da máquina de recolha de ovos do aviário e só aceitar algo mais se conseguirmos que os ovos não se despedacem no chão..., isto é, na nossa cara... O que mudou em mim é que estou bastante melhor neste jogo do Chuckie Eggs: brinco apenas depois de me assegurar que os ovos não se vão despedaçar na minha cara!

                        Ursh Fischer, "Half a Problem", 2013

                        






Comentários

Emma Gilbert disse…
What we need to do is "focus" mas não é fácil....

Mensagens populares deste blogue

Uma rainha em peregrinação

JMJ, começa agora!!!

A imaginação cristã para elevar o real