"Sê 1 filosofo, mas...não deixes de ser um homem"


Hans Holbein, o Moço Os Embaixadores, 1533, óleo e têmpera sobre madeira. National Gallery, Londres – Inglaterra

"O mero filósofo é um personagem que em geral não tem muito boa aceitação no mundo, pois supõe-se que ele em nada contribui para o proveito ou prazer da sociedade, na medida em que vive longe da comunicação com os seres humanos e se encontra enredado em princípio e noções igualmente distintas da sua compreensão.
Supõe-se que o carácter mais perfeito está situado algures entre esses dois extremos, mostrando a mesma habilidade e gosto pelos livros, pela convivência e pelos negócios, revelando, na conversação, aquele discernimento e delicadeza que brotam da familiaridade com as belas letras e, nos negócios, a probidade e o rigor que são o resultado de uma sâ filosofia.
Parece, então, que a natureza indicou um tipo de vida mista como o mais adequado para a raça humana, secretamente advertindo-a de que não deve permitir que qualquer dessas inclinações se imponha excessivamente a ponto de nos incapacitarmos para outras ocupações e entretenimentos. Sê um filósofo; mas, em meio a toda a tua filosofia, não deixes de ser um homem." Hume, David in "Investigação sobre o Entendimento Humano"

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma rainha em peregrinação

JMJ, começa agora!!!

A imaginação cristã para elevar o real