Horizontes em Branco


Na passada 5.ª feira fui ao lançamento do livro do José Maria Abecasis na FNAC Chiado. O livro intitula-se "Horizontes em Branco" e é o relato de duas expedições feitas pelo autor a dois glaciares em perigo de desaparecerem, um na Suiça, outro no Quénia.


O Zé Maria pretende completar visitas aos 5 glaciares em perigo no mundo (assim considerados pela UNESCO) e através da sua Associação Ice Care chamar a atenção para as questões ambientais.


Se não está ainda actualmente demonstrada uma correlação directa entre alterações climáticas e a pegada ecológica deixada pelo homem, o livro do Zé Maria - que ainda não li, mas que quero ler, ao pegar nesta questão dos glaciares, e na forma como alguns deles estão a diminuir drasticamente, demonstra-nos duma forma claríssima que o nosso planeta está a mudar e que isso representa, como no caso dos Massai em África, que vivem do pastorício, que certas culturas sejam perigosamente afectadas por essas mudanças.


No espírito empreendedor que o caracteriza - não se trata apenas de um aventureiro que parte para fugir à rotina... -, tendo-se apercebido duma realidade que coloca desafios e novas abordagens, o Zé Maria pretende p. ex. pensar numa forma de ajudar esses Massai a lidar com um "novo horizonte", esse já não tão branco como aquele das faldas do Kilimanjaro e que parece estar reduzido a menos de 75% daquilo que já foi. Assim, planeia partir com uma equipa, com um Engenheiro Agrónomo e outros técnicos que possam formar os locais a gerir a sua vida com menos água disponível.


O Zé Maria apresentou várias capas possíveis para o seu livro: a dum aventureiro que parte à conquista dos cumes; a do filantropo; a do homem de negócios que parte para um novo desafio empresarial sem recursos... O livro parece ter um bocado de tudo isso e mostra-nos um português que não tem medo de rasgar novos horizontes - planetários, sendo um pioneiro!

Certamente um bom presente para oferecer no Natal.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma rainha em peregrinação

JMJ, começa agora!!!

A imaginação cristã para elevar o real