A vida está séria demais!

O riso é um elemento fundamental para o nosso bem-estar e não é conveniente que a vida seja levada demasiado a sério.
São tantas as contingências, internas e externas, que o melhor mesmo é ter uma atitude de desprendimente e de sã surpresa pelo inesperado que sempre espreita ao virar da esquina.
Um exemplo? Nos últimos dias as resistências do meu termo-acumulador deram de si e tenho andado a tomar duche de água fria. Quer felizmente o tempo manter-se veraneante, pois foram outras as condições climatéricas e iria tremer até à raiz dos ossos!
Estarei esta semana como o meu amigo José Losada, pessoa que conheci em Coimbra, há cerca de 5 anos, onde ambos fizemos uma pós-graduação na clássica Faculdade de Direito. Encontrávamo-nos todas as 6.ªs feira ao final do dia e depois das aulas íamos jantar àquelas tascas fantásticas da baixa de Coimbra. A mais frequentada era a do "Zé Neto", onde o próprio do Zé Neto, senhor dos velhos tempos e mestre na arte do servir, nos preparava pratos típicos. As conversas com o José Losada - cuja figura imponente de quase dois metros, vestido nos dias mais frios dum belíssimo capote alentejano, parecia a do condestável do reino -, passavam por variadíssimos temas, em que ele, observador perspicaz, sempre conseguia destacar este ou aquele pormenor desta ou daquela pessoa - os lóbulos das orelhas da Dra. Fernanda Paula Oliveira, assistente da faculdade...; recontar-nos os seus programas de clássicos pelo Porto e arredores, como o Vintage do Pinhão - que se entrava directamente da apeadeiro, "o máximo" na sua expressão e acompanhando a mesma de um fechar de olhos e um agitar de mãos; a sonhada casa no Gerês que ele nos descrevia detalhadamente como iria ser; como era Vila Nova de Cerveira onde tinha casa de fim-de-semana e como funcionava o seu comércio e as placas de publicidade de acordo com regulamento camarário; os seus tempos em Lisboa, ainda solteiro, na York House!
Vou ter assim oportunidade de matar saudades deste meu amigo, que se bem mais velho do que eu, é um tipo com quem adoro estar e me divirto imensamente, que leva a vida com um gosto, um interesse em tudo admiráveis.
Para acabar esta pequena nota, simplesmente deixar aqui uma referência sobre Roberto Benigni de quem me lembrei ao abrir este computador donde escrevo, e que é a encarnação máxima de alguém que tem verdadeiramente graça!
Mas ainda uma outra referência: conta-se que alguém a quem o nosso sisudo Presidente Eanes pedia amiúde conselho (padre jesuíta de que não lembro o nome, sei que era Manuel...) lhe terá dito "sê sério, mas não leves a vida demasiado a sério".










    

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma rainha em peregrinação

JMJ, começa agora!!!

A imaginação cristã para elevar o real