O Gosto do Outro

Ontem conferência com Manuela Silva e José Tavares a propósito de livro "O Sentido do Outro", reflexões de uma professora de origem uruguaia do Institut Catholique de Paris à volta da economia e teologia. José Manuel Tavares: a queda do Paraíso obrigou-nos a viver em economia. Assim convivemos entre flores e animais e... multidões. Já não na abundância ilimitada; vivemos na escassez de recursos e na troca a que ela obriga. Esta interdependência, que nos obriga essa mesma escassez é paradoxalmente o que de rico tem a economia: a riqueza da economia vem precisamente da sua escassez.

Um alemão, na assistência, contou que após a queda do Muro de Berlim, chegou-se à conclusão que os laços entre as pessoas eram mais fortes na Alemanha de Leste, uma economia da escassez, do que na Alemanha Ocidental, uma economia da abundância. Curiso, hem?!


Porque é que mantemos, como referiu Manuela Silva, o paradigma da crescimento económico, baseado em fórmulas como a do PIB? Seria importante que se apostasse mais em referências como o do desenvolvimento. Ela não deixou de registar que nas últimas semanas se deixou de falar em austeridade para se falar em crescimento...

Na crise enorme que vivemos, existem maneiras novas de olhar para a economia que despontam: fala-se na economia social, no micro-crédito, etc, diz-nos José Tavares. Mas isto é, e será sempre algo marginal, porque a natureza das coisas é que a economia continue a ser um campo de ganhos e perdas. Na verdade, enquanto fecham fábricas no norte de Portugal, abrem-se novas fábricas na China ou na Índia. Uns ganham, outros perdem.

Foi uma noite interessante, que fez pensar. Falou-se em utopia, nas utopias trágicas do séc. XX que tentaram criar o Paraíso na terra e ficou talvez a utopia da renovação sempre actual dum caminhar esperançoso para algo melhor, na imperfeição própria deste mundo de escassez. Mas, dessa escassez, fica a idéia de que o caminho se faz caminhando e que é melhor "el camino do que la posada"...

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma rainha em peregrinação

JMJ, começa agora!!!

A imaginação cristã para elevar o real