Jantar com José Sarmento Matos e outras coisas

Jantar ontem com José Sarmento Matos.
Que cultura extraordinária, uma conversa que irremediavelmente passa pela história de Portugal e da Europa, que nos remete para as camadas de que se faz o nosso País e a nossa identidade. Sempre presente a enorme riqueza do nosso património. Disse-lhe que toda a nossa história é um património imenso. Ele responde-me, que o nosso património é a nossa "conversa". E é-o de facto. Tudo o que não é vivido morre.
Gosto por ter amigos de várias idades, companheiros de estrada. Falámos de política, de António Costa, do facto de ser português ser uma "confluência". "Onde seria possível que um indiano concorresse a 1.º Ministro se não em Portugal? Só mesmo em Portugal - possivelmente também em Inglaterra". "Somos do que há de melhorzinho na Europa, somos os comunicadores por excelência". "Podemos ser a periferia geográfica da Europa, mas somos o centro do Atlântico". E muitas mais lições sobre história (a influência das ordens religiosas, Lisboa, Roma e Constantinopla...). Também agradeço-te pelo que me ensinas Zé. E  ainda bem que quando falas com pessoas mais novas te sentes "vivo"!
O nosso mundo interior é misterioso. Os sonhos que temos mostram-nos os nossos medos e os nossos desejos. Procuramos viver com a nossa racionalidade, mas não somos apenas determinados pelo esforço da vontade. E por vezes acordamos com menos energia, porque os nossos fantasmas nos visitaram de noite!
Mas viver com alegria, com entusiasmo também depende muito de nós! Sim, um duche frio retece a nossa pele e é um despertar para o dia que nos espera. Desde há uma semana que todos os dias tomo duche da água fria. Não tenho bilha de gás, e não tinha dinheiro para comprar uma nova! But so what?!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma rainha em peregrinação

JMJ, começa agora!!!

A imaginação cristã para elevar o real