Deambulações em terras brasileiras

O Duarte Stock foi determinante para a viagem que agora já vai quase a meio. Encontro-me em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Acordei cedo, estava fresquinho e fui dar uma volta a pé. A vista do meu quarto no 12.º andar dá logo uma perspectiva duma cidade de altos edifícios e o passeio pela rua um sabor tropical, em que as altas e finas palmeiras parecem que pretenderam dar a toada da construção em altura - mas hoje apenas embelezam a rua e lembram outros tempos. Um variado de árvores com flores coloridas, um chilrear de pássaros por todo o lado, o relevo da cidade e a largura das avenidas dão um sentimento de bem-estar - enquanto no cruzamos com todo o tipo de gente. Fui ao Mercado Central e fui transportado para o Grande Bazar de Istambul, onde se comercializa especiarias e frutos secos, roupa, animais, bugigangas e todo o tipo de coisas, em bancas de homens de faces fenícias ou não fossem os chamados "turcos" uma das maiores vagas migratórias para este Brasil plural...
"A paisagem sensorial das cidades" - próximo livro de Charles Landry que a Building Ideas está a preparar e que irá lançar nos próximos meses tem tudo a ver com isto e aqui, parece que a natureza está sempre presente, tal a força dos trópicos: só numa cidade destas, construída no meio da floresta se pode ouvir do 12.º andar aves chilreando!
Belo Horizonte... local onde irei partir em descoberta das cidades históricas ligadas à febre do ouro e que - voltando ao meu amigo Duarte Stock, ele me encorajou a visitar numa conversa tida em S. Pedro de Sintra. O Duarte, mas também o Leonardo, amigo brasileiro dedicado às letras e com quem mantemos um grupo até agora intitulado "The Lisbon Seminar" e que de forma empenhada procura aprofundar soluções para a vida nas cidades. O Leonardo associa a riqueza e a afabilidade do Brasil com a perfeição do domínio da língua inglesa, num british irrepreensível. Foi ele quem me falou da "Estrada Real", a longa rota, em que à força de mula e por montes e vales, o minério chegava à costa em Paraty e de que fizeram um percurso com várias alternativas, muito bem explicado e com muitas sugestões. Fico feliz por poder manter um diálogo aberto com o Leonardo de interesse por este país tão grande e fascinante quanto é o Brasil!
Deambulações nos passos também do meu irmão mais novo, o Vasco, experiente nestas paragens, que por cá fez amizades que agora por interposta pessoa vai alimentando!




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma rainha em peregrinação

JMJ, começa agora!!!

A imaginação cristã para elevar o real