1. Beleza e Contemplação. Espiritualidade moralizante - Carlo Maria Martini


Um dos poucos autores espirituais que têm sensibilidade para o tema "beleza e espiritualidade" é Carlo Maria Martini, antigo cardeal de Milão:

"Não adianta deplorar e culpar todo o mal que há no nosso mundo. (...) Tampouco adianta falar de justiça, de deveres, de bem comum, de programas pastorais, das exigências do Evangelho. Se quisermos falar disso, que o façamos com o coração cheio de ardente amor. Temos de experimentar aquele amor que dá com alegria e que entusiasma; temos de irradiar a beleza daquilo que é verdadeiro e correcto na vida; pois só essa beleza pode tomar conta do íntimo e direccioná-las para Deus".

Martini sente que hoje uma espiritualidade puramente ascética ou moralizante não atrai mais as pessoas. É preciso a beleza que as fascina. Martini refere-se à beleza do mundo, do amor, das pessoas que se deixam conduzir pelo amor. Fala da beleza da mensagem bíblica, da beleza redentora, cuja expressão mais radiante foi a do amor por nós na cruz, da beleza salvadora que resplandece diante de nós na Páscoa. Toda a mensagem da fé cristã é descrita sob o aspecto da beleza.

Existe uma espiritualidade que se limita a fazer exigências. Ela exige de nós que superemos o mal. Mas então, às vezes ocorre que ela está exageradamente fixada no mal, no pecado e na culpa. Ou exige que estejamos comprometidos socialmente. Ela quer mudar o mundo. Sem dúvida, esse é um aspecto essencial da espiritualidade cristã. No entanto, quando mudar se converte em exigência demasiada, a espiritualidade frequentemente perde a sensibilidade para aquilo que já está aí, para o que encontramos no mundo. O belo já  aí está. Ele fascina-nos  e move-nos por si só a cultivar e cuidar deste mundo, resguardar e proteger o belo e organizar o mundo como Deus quer. Uma espiritualidade que percebe o belo também resulta noutra imagem de Deus.  Desaparece o Deus contabilista e controlador, o Deus que pune e julga, e aparece o Deus que, por essência é criatividade, que tem paixão por criar coisas belas. Deus manifesta-se assim como luz que nos ilumina e brilha diante de nós na criação. E Deus é aquele que sacia o nosso mais profundo anseio por desfrutar das coisas. Deus é a verdadeira beleza que podemos apreciar com admiração e devoção.

Uma espiritualidade que passa ao largo da beleza do mundo facilmente se torna uma espiritualidade ascética ou mesmo moralizante. Ela parte constantemente daquilo que o ser humano deveria ser ou fazer. Contudo, quando nos voltamos para o belo, o nosso ponto de partida não são as deficiências do ser humano. Percebemos, muito antes, a plenitude e a beleza da vida, como nos foi presenteada por Deus. Trata-se de uma espiritualidade receptiva. É também uma espiritualidade da gratidão por tudo o que recebemos diariamente.

O ser humano espiritual não é aquele que fecha os olhos e se limita a ascultar o seu íntimo, embora essa seja sem dúvida um aspecto da espiritualidade. Igualmente importante, porém, é que abramos os olhos e olhemos para aquilo que Deus nos mostra diariamente: a beleza da paisagem, a delicadeza das flores, a magnífica força das montanhas, o soprar do vento, o raiar do sol, o canto dos pássaros, o brincar dos peixes na água.

Essa espiritualidade que desloca a beleza para o centro perde todo o aspecto duro, abafado e escuro, que tantas vezes marcou a espiritualidade cristã nos últimos séculos.

É uma espiritualidade da alegria, da vivacidade, da liberdade.

in Anselm Grun, "Beleza, uma nova espiritualidade da alegria de viver", Editora vozes


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma rainha em peregrinação

JMJ, começa agora!!!

A imaginação cristã para elevar o real