Mensagens

Manifesto a Favor dos Pedagogos

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Há quem diga que se educa mais pelo exemplo do que por palavras. Concordo. Mas não posso deixar de dizer que nas atitudes, na nossa postura, quando falamos de exemplo falamos também na mensagem corporal que transmitimos. A linguação corporal, a expressão do nosso rosto, valem muitas vezes por muitas palavras. Lembro-me do Pre. Burguete, jesuíta que nos deixou há poucos anos, quando parava nas suas missas porque tocava um telemóvel... não era preciso nenhuma palavra: a sua expressão dizia tudo e todos a compreendiam. A eficácia da nossa mensagem tem que ver com o que somos e com a verdade e a densidade que transmitimos, ou deixamos de transmitir. O pedagogo é um "filósofo activo", na expressão que agora invento. A sua sabedoria vale enquanto e na medida em que a utiliza. E é ou tem que ser um comunicador. Um comunicador na acepção vasta que utilizo atrás: não é apenas a palavra que vale, é toda a expressão da sua personalidade que chega aos outros e que é entendida....

Lançamento a 21 de Junho, em Sintra

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O lançamento do livro " Uma Educação com Sentido. Reflexão sobre a Escola, hoje " decorreu com bastante sucesso na Quinta da Regaleira, em Sintra e temos a agradecer a cordialidade da Administração da Fundação CulturSintra no acolhimento do evento, neste espaço público que é da sua gestão. Tudo começou com um debate subordinado à temática: "Que Escola, hoje?" , apresentado pelo Senhor Vereador da Educação da Câmara Municipal de Sintra, e com a apresentação das seguintes comunicações: 1. Que sociedade esta? Uma narrativa. Contextos Educativos. Prof. Dr. José Manuel Arrobas, psicoterapeuta 2. Boas práticas nas escolas. Eng.º Diogo Simões Pereira, Director-Geral da Associação Empresários para a Inclusão Social 3. O Director enquanto dinamizador da escola. Dr. Carlos Figueira, Director do Agrupamento de Escolas Conde de Oeiras Ao debate seguiu-se a apresentação do livro que ficou a cargo da Dra. Sofia Cabral Menéres, investigadora na Simon Fraser University (Vancouve...

Feed-back ao livro "Uma Educação com Sentido. Reflexão sobre a Escola, hoje"

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Já teve oportunidade de ler o livro "Uma Educação com Sentido. Reflexão sobre a Escola, hoje" ? Este é o espaço certo para escrever sobre aquilo que o livro lhe suscitou...

Comunicado do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa - 2004

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Com toda a actualidade 4 anos depois: ... "No nosso estádio de desenvolvimento, as limitações económico-financeiras globais ainda são determinantes para a condição de injustiça em que vive uma boa parte da população. No entanto, tem-se ultimamente tornado evidente que antes dos obstáculos a um maior sucesso económico da nossa sociedade, condição para uma maior justiça social, dependem directamente de hábitos culturais e sociais de carácter individualista e egoísta que, além de pouco honestos, são duplamente injustos: não só excluem à partida os mais desprotegidos que, por serem por definição excluídos, não podem lançar mão dos mesmos expedientes, como, ao diminuírem e desviarem o que devia enriquecer o bem comum, prejudicam quem mais dependente está do apoio da sociedade. Incluem-se aqui comportamentos e práticas como: a falta duma ética e exigência no trabalho (com a consequente baixa de produtividade), a desonestidade fiscal generalizada tida como norma...

Marcos da História de Portugal

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MUITOS POVOS Há traços de ocupação humana muito antiga em Portugal (p. ex. no Alentejo, o megalitismo de Almendres com os seus cromoleques; ou as pinturas rupestres no Escoural, também no Alentejo, ou as de Foz Côa, no Douro). De acordo com investigações recentes, desde a 2.ª metade do II milénio a.C. há invasões sucessivas de povos de língua indo-europeia; estabeleceram-se mais tarde também povos do Mediterrâneo Oriental. No I milénio a.C. uma população da Anatólia aqui se instala e, no mesmo período, os celtas, trácios e outros povos. Ao contrário de certas ideias largamente disseminadas, não está comprovada a permanência no nosso território actual de certos povos como os gregos, os fenícios e os cartagineses. Aqueles que mais atenções requerem são os romanos que permaneceram em Portugal por mais de 500 anos. Todo o Mediterrâneo chegou a estar a ele submetida e, no período de sua maior extensão, chegou-se à Grã-Bretanha e à Alemanha, assim como ao Mar Negro. A importância da...

As Três Partes da Moral *

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" ... Now let us go a step further. There are two ways in which the human machine goes wrong. One is when human individuals drift apart from one another, or else collide with one another and do one another damage, by cheating or bullying. The other is when things go wrong inside the individual - when the different parts of him (his different faculties and desires and so on) either drift apart or interfere with one another. You can get the idea plain if you think of us as a fleet of ships sailing information. The voyage will be a success only, in the first place, if the ships do not collide and get in one another's way; and, secondly, if each ship is seaworthy and has her engines in good order. As a matter of fact, you cannot have either of these two things without the other. If the ships keep on having collisions they will not remain seaworthy very long. On the other hand, if their steering gears are out of order they wil...

"O Fundamento da Moral e a Nova Encíclica" *

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... A especificidade filosófica da moral consiste em situar-se ao nível do fundamento prescritivo da moral: qual é o sentido da norma moral, do dever moral? ... Paul Ricoeur - a articulação da universalidade da lei e da particularidade da acção concreta é tarefa da sabedoria prática... ... O problema ético apresenta-se como o da hierarquização dos fins... ... As finalidades encaixam-se como bonecas russas, de tal modo que são as finalidades mais envolventes que fornecem o sentido ético primordial. É ético todo o agir que realiza o eu na linha das suas possibilidades mais autênticas... ... Tu - não faças ao outro o que não gostarias que ele te fizesse. Acrescenta-se portanto uma nova versão do imperativo ético: a tarefa de realização do eu não pode efectuar-se com prejuízo do outro... ... O terceiro momento da fundamentação ética alarga as perspectivas dos dois primeiros para incorporar a presença de todos os "outros" que nunca poderemos conhecer ou com os quais nu...