As virtudes da organização

Se as virtudes cristãs dizem-nos que Deus providenciará o pão nosso de cada dia e que não nos devemos preocupar com o dia de amanhã que "nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como os lírios do campo", viver não pode ser deixado ao "deus-dará", passo a expressão...

O melhor da vida consegue-se com uma gestão inteligente dos nossos recursos, inclusive do tempo. O tempo reveste uma natureza plástica: diria que é feito duma matéria moldável, maleável. Tal como uma plasticina que se dá para as nossas mãos, há primeiro que a bater, a deformar, a castigar - ao fim ao cabo, prepará-la para sofrer nas nossas mãos um destino que elas lhe darão. Só este trabalho de preparação as disponibiliza para se moldar, para se adaptar. Pegar nela em bruto, dura, não nos permite com ela fazer o que pretendemos: ela ficará impermeável à nossa acção, partir-se-á, magoará as nossas mãos.

Gerir o tempo é prever. É visualizar o futuro, encorporar-nos nele por imaginação. É já uma experiência. É uma antecipação que melhor nos permitirá viver o que ainda não é presente, mas que trazemos presente a nós para o viver o melhor possível quando esse tempo chegar a nós. É tentar esgotar o que ele nos tem a oferecer, explorar ao máximo o seu potencial.

Cruzamento de informação, espírito inquisitivo, capacidade imagética.

Criar hábitos de organização é fazer coisas simples como preparar a semana. Fazê-lo à segunda-feira, por exemplo. Espalhar as coisas a fazer pela semana. Nela distribuir conforme locais a estar, disposições e motivações, necessidades e vontades. Destinar tempo para o trabalho, organizar o trabalho, deixar tempo livre de qualidade. Isso é o preparar a plasticina.

E organizar a nossa vida é também ir riscando, ao longo do caminho, tarefas já feitas, reorganizar, escolher prioridades.

Enfim, uma pessoa organizada goza o tempo doutra maneira e tem tempo para tudo: acredito verdadeiramente nisso. Uma pessoa organizada terá tempo para viver no presente, para se poder esquecer no presente e viver todo empenhado no presente.

Ser organizado não é ser chato e levar o planeado como o peso duma obrigação. Por isso, normalmente, organizo a semana à segunda-feira e o que fica por fazer - há coisas mesmo que adio e deixo para "amanhã" - e só mesmo há sexta-feira as volto a pegar. Hoje é sexta-feira e nesse dia "fecho as contas" da semana. Dia de restos!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma rainha em peregrinação

JMJ, começa agora!!!

A imaginação cristã para elevar o real