"Gratitude" by Begnini


Estar contente com o que se tem, agradecer verdadeiramente pelo que se tem.
Ontem Ingrid Betancourt dizia que a felicidade é uma decisão: concordo plenamente com ela.
É um jogo inteligente, que há que jogar com MUITA cabeça.
Nas múltiplas opções que cabe a cada um, só quem sabe escolher, quem sabe trilhar um caminho, quem sabe tomar decisões pode ir avançando.
A construção é colheita de coisas que fizeram sentido e com as quais se segue.
Lembro-me muitas vezes do livro "Diário da Nossa Paixão". Nele, Noah - apresenta-nos a sua mulher, é um homem que viveu as suas paixões. E nele vemos a sua mulher dizendo que quando pensa nele pensa num homem cheio de perdão. Pensa num homem de bem com a vida.
O amor nisto é talvez o mais importante: o amor que dedicamos aos outros nas nossas relações; mas o amor pela vida, pelas coisas de que gostamos.
Eu gosto muito da natureza:
- ontem pensava nos Açores e na vontade que tenho de percorrer aqueles caminhos, aqueles lugares de beleza;
- tenho pensado também na nossa ida para a Arrábida e no que aí iremos fazer. Tinha piada viver um pouco aquela realidade do Mediterrâneo de que tanto pensei já. Sonhando digo:

"naquele ribombar, com a leveza tranquila de quem não tem pressa, as ondas acabam sem estrondo na areia dourada. Um grupo de amigos, unidos pela alegria reconfortante da beleza do lugar, abençoados pela montanha dos arrábidos, não se apressam também. Naquela tombadilha, descalços, conversam. É a literatura que os prende. É a poesia. Citam o que Sophia escreveu sobre o Mediterrâneo. O peixe inunda o espaço do fumo da grelha. Uma garrafa de branco dá-se em verso no copo de cada um, enquanto o barco balança ao som de Frank Sinatra." Este texto, uma espécie de dança.

A poesia, e também a prosa, para serem bonitas precisam deste encadeamento. Deste ritmo, desta musicalidade. Gosto de poesia como gosto de dança.

A gratidão parte deste contentamento pela vida. A gratidão é um assomo do coração que, perante a maravilha da vida de cada um de nós, se dobra em agradecimento a Deus. Perante a beleza da vida. Perante a beleza dos que nos rodeiam. Perante a riqueza da vida. Perante a riqueza dos que nos rodeiam.

Mas há que ser sobretudo humilde, sobretudo na escrita. Como o Farinha que diz que muitas vezes não sou humilde no ténis. É verdade. Tudo se faz com muito trabalho. Aí sim, tem toda a razão.

Gratitude, but humbleness too.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma rainha em peregrinação

JMJ, começa agora!!!

A imaginação cristã para elevar o real