Falta de cultura de trabalho e de ambição

Hoje estive a almoçar com uma colega de trabalho, advogada como eu. 

Falámos sobre Portugal em geral e sobre como as coisas se passam por cá. Tão diferente do glorioso passado que invocámos - a Filipa falava-me da Índia e de ter ficado fascinada com Goa e com tudo o que lá deixámos.

Na minha opinião, há claramente falta de cultura de trabalho e não se percebe como é que as coisas se passam geralmente duma forma tão lenta na Administração Pública. Ando há meses para obter respostas nas autarquias locais. As pessoas não respondem (o email cai geralmente em saco roto), agora a maior parte dos dias estão em teletrabalho e isso é desculpa para não se conseguir falar com elas.

Por outro lado, faz pena porque temos também grande falta de ambição, o máximo que ambicionamos é ter o nosso empregozinho... O melhor é um trabalhinho no Estado, garantido para a vida...

Ontem falava com outro meu amigo, o Jan, que é alemão e vive em Berlim. Tivemos um jantar bem simpático. Estivemos a comentar a frase dum antigo Presidente da Alemanha, Joachim Gauck que dizia que ter pouca ambição é ter olhos pequenos... Michel de Montaigne dizia que a ambição não era um vício de gente pequena. E tem razão. Púnhamos os olhos em alguns exemplos. Ronaldo é certamente o oposto disto. Nisto ao menos, valha-nos o futebol! É caso também para dizer "em terra de cegos, quem tem olho é rei".


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sábios

Uma rainha em peregrinação

Há dias felizes, viagem a Castelo Branco