Não se perturbe o vosso coração


“Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus; crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, como teria dito Eu que vos vou preparar um lugar? E quando Eu tiver ido e vos tiver preparado lugar, virei novamente e hei-de levar-vos para junto de mim, a fim de que, onde Eu estou, vós estejais também. E, para onde Eu vou, vós sabeis o caminho.» Jo 14, 1- 4



A frase tem ressoado em mim: "não se perturbe o vosso coração".

A sabedoria do coração, o órgão que pulsa e que grava tudo, mas que nos exige um trabalho de ourives que nos pede que o deixemos respirar, massajando cada nódulo com infinita paciência.
O coração palpita, vive, agita-se, sofre e alegra-se. É uma criança nas nossas mãos que pede cuidados. Uma criança que, quando agitada pelas emoções, requer que a embalemos, sussurando palavras que a sosseguem e que talvez só uma noite bem dormida faz com que acerte o passo. Tudo regista, tudo sente. E que precisa de respirar. Precisa de tempo para viver as emoções, para as percorrer.
É pelo coração que somos felizes. É das profundezas do coração que pode surgir um sorriso aberto, que rasga o nosso olhar e nos torna assim cândidos de espanto e de inocência. Um sorriso é o coração feliz da criança a abrir-se e até ao dia da nossa morte, esse sorriso é o despertar da criança que seremos sempre - mesmo que as rugas carreguem a nossa face e que nela estejam inscritos anos e anos de tristeza.
A sabedoria do coração. É ele que é o nosso guia. O nosso guia é a nossa criança escondida no fundo do nosso coração, o nosso palpitar que anseia pela tranquilidade e pelo sorriso sereno.
Essa luz interior é o nosso tesouro. Por ele somos e, sem ele, não somos senão maquinalmente tristes e desalmados.
Por ele somos, no nosso íntimo sem precisarmos de nada mais senão do alimento do amor e da graça.

Com ele rezamos, a verdadeira escola de filigrana. Amar é também uma oração, mas não sabemos onde nos leva porque para amar precisamos dos outros. E os outros, tal como nós, são e somos sempre surpresa. E, por isso, o nosso tesouro é mantermos sempre essa conversa com a nossa criança interior, o nosso coração, cuidando muito bem dela, com afecto e sem permitirmos que ela se assuste, se atemorize, se entristeça, se escandalize. Ele não se deve agitar. Não se deve perturbar.

Precisamos de trabalhar como ourives. O coração é muito sensível. Sente coisas que o adulto racional não entende. O adulto racional tem que ser paciente, aturar as birras, sentir a agitação dum dia demasiado intenso de emoções - boas ou más - e depositar a criança, com todo o cuidado, na sua cama, tapando-a muito bem para ela dormir uma noite muito descansada.
Acredito muito no coração, pois nunca se desiste duma criança.
Em cada bandido, em cada crápula, pulsa também um coração e nele há uma criança. Há corações muito amordaçados. Que só vêem trevas. Onde um raio de luz não chega. Rosebud, Citizen Cane.
Tornar o coração de pedra, sem sumo, é triste. É muito triste. Foi preciso muito sofrimento, muito desespero. Mas ainda há uma criança que pode falar.
Estes tempos esquisitos têm sido únicos para sentir. Para sintonizar-nos de volta.

O coração precisa de tempo. Há sempre muitas feridas a curar. O tempo faz o seu trabalho. O adulto em nós deve fazer a sua parte. Estes tempos esquisitos têm ajudado.
Volto atrás, repito: o coração tem que respirar. Ele tem que ser deixado existir, ter o seu espaço, o seu lugar. Quer queiramos quer não, enquanto existirmos ele vai batendo, repetidamente. Não sentimos as suas batidas, mas se o abafarmos, se o amordaçarmos o coração torna-se uma criança que há-de se revoltar perante tanta negligência. E permitir-nos que essa criança ande depois à solta é algo terrível, perigoso mesmo.
O coração tem que aprender. O coração tem que aprender a ouvir a sua voz. O adulto racional de nós tem que ensinar a criança a ouvir a sua voz. Tem que ensinar o coração a sentir a sua pulsação. E a aprender o que é importante. A canalizar os seus gritos de dor para que aprenda a conversar consigo. Há sempre porquês difíceis, mas vale a pena colocá-los e vivê-los. Porque a graça providencia sempre novos horizontes, novos nasceres-do-sol. E entretanto fomos aprendendo a viver.

Diz-se que Maria não compreendia. Mas que guardava tudo no seu coração. Essa é a escola. Isso é a oração. A oração é a verdadeira escola da sabedoria do coração.

Comentários

Monserrate disse…
“Não se perturbe o vosso coração” “ressoam” também estas palavras na minha vida, mas rezadas por Santa Teresa d´Ávila “nada te perturbe, nada te espante” que na imensidão do nosso coração, haja sempre este cuidado vital de o limpar das sombras, das revoltas, das coisas que nos confundem, dos medos, das mentiras, da cobardia, da mesquinhez… só um coração limpo pode acertar e mostrar o pulsa verdadeiro da nossa vida. É bússola, é o melhor dos conselheiros… ele não mente, dificilmente disfarça… é puro, pacifico, dócil… existe uma ingenuidade, mas nele não vive apenas a criança, ele é o somatório do nosso crescimento…suporta tamanhas dores, comove-se e liberta-se em tantas alegrias.

Que órgão é este que marca “o pulsar” da nossa vida ao mesmo tempo que comporta tudo … a pessoa que somos está no coração que temos. No amor, no cuidar, no que fomos guardando e no que arrancámos pela raiz. Na forma apaixonada como vivemos ou nos medrosos “tristes e desalmados”, que fomos cultivando em nós. Somos fiéis e leais?

Não acho que “o adulto racional” tenha que ensinar nada ao coração… nem o tenha que proteger… não subestimes o coração… é ele que molda “este adulto”, lhe vai dando consistência, significado, força, resiliência para seguir caminho. A razão terá sempre que existir na nossa vida, mas quem prevalece neste encontro? Onde somos mais felizes? É ele que não bate no tempo e ritmo certo ou somos nós que não aceitamos o seu pulsar?

O coração aguenta feridas profundas, mágoas, tristezas, ressentimentos, erros, desvios, perigos, aguenta ficar alguns momentos debaixo de água e até mesmo parar… Mas depressa teremos de voltar a nós… reanimá-lo, alimentá-lo, amá-lo … se assim não for, corremos risco de morrer e ainda termos de viver uma longa vida sem coração. Como seria?

“Diz-se que Maria não compreendia. Mas que guardava tudo no seu coração.”
“(…) meditou-as e repensou-as com Deus no seu coração. Nada conservou para si, nada fechou na solidão, nem submergiu na amargura; tudo levou a Deus. Foi assim que guardou. Entretanto, guarda-se não deixando a vida à mercê do medo, do desânimo (…) não se fechando nem procurando esquecer, mas dialogando tudo com Deus.” (Homilia Papa Francisco)


Mensagens populares deste blogue

Uma rainha em peregrinação

JMJ, começa agora!!!

A imaginação cristã para elevar o real