JMJ, começa agora!!!

Uma das coisas que mais me impressionou nesta última semana foi o testemunho duma amiga minha: sabendo que era desejo do Papa que nas JMJ houvesse representantes de todos os países do Mundo e que se estava a ter dificuldades com encontrar representantes das Maldivas, a Catarina "pôs-se em campo" e falou com o seu irmão, que é diplomata em Havana para ver se ele poderia ajudar. O seu irmão não é católico e disse à irmã para ela não vir com as suas "beatices", mas a Catarina não se deixou demover e ripostou-lhe que o Papa estava a contar com ele. Parece que o irmão terá ido depois falar com a Embaixada do Sri Lanka (país vizinho das Maldivas) e que se terá mobilizado depois, tanto é que um grupo hoteleiro local financiou a vinda de vários jovens a Lisboa! Já temos então pessoas das Maldivas! Quem é que nos dizia que nos nossos gestos não contam?! Esperamos que estas coisas partam sempre de alguém, do "chefe", "de quem manda", mas a Catarina achou que esse desafio também para ela - e ajudou o Papa a realizar um dos seus sonhos para as JMJ!

E é assim, com expectativa, que Lisboa prepara-se para receber milhares de jovens de todo o Mundo. 

Quem como eu viveu a experiência de Roma de 2000, no grande Jubileu, bem sabe o quanto estes encontros podem ser importantes e como o entusiasmo colectivo dá uma força especial à fé. Vivi esse entusiasmo vibrante nas ruas de Roma, uma alegria transbordante e incendiante! "Emmanuel, Emmanuel..." cantávamos nós! Cantava-se por Roma toda, entrar no metro da cidade era uma alegria, com grupos de todo o Mundo. E, depois, em Tor Vergata o encontro com o Papa João Paulo II, ninguém o esquece.

Disse a Reuters: "O Papa João Paulo II abençoa os jovens fiéis ao chegar ao campus Tor Vergata para participar na cerimónia da XV Jornada Mundial da Juventude, a 19 de agosto de 2000. Mais de dois milhões de jovens acorreram sob um sol escaldante para ver o Papa, o que fez desta a maior multidão de que há memória em Roma. REUTERS/POOL/Paolo Cocco". 

Qual Woodstock, qual quê?! Amor-livre e LCD?! Jovens católicos de todo o Mundo mostraram que a fé não morreu, propondo-se no interior dos seus corações a viver à imagem de Cristo, com entrega e exigência! No dia-a-dia, longe talvez dos holofotes - mas a fé inspira a vida de muitos, não é algo do passado, muitos continuam a ver sentido em acreditar, em viver segundo o Evangelho. Aliás, o que pode mais inspirar o coração dos jovens do que a procura da verdade e a relação com um transcendente? A promessa de que não estamos sós, de que o bem vence o mal? De que Deus conta connosco para fazermos deste Mundo um lugar melhor?

Os jovens, naturalmente idealistas, não querem convencer-se que não existe nada mais para lá do consumismo e do que oferece o dinheiro. Querem acreditar em algo maior que preencha o seu coração! 

É por tudo isso que as JMJ serão uma oportunidade para criar uma grande vaga de entusiasmo por ideais de vida que muitos já pensavam estar fora de moda. Um grande evento assim mobiliza todos para o mesmo comprimento de onda: se os jovens (e menos jovens) forem tocados nos seus corações por uma semana diferente de todas as outras em que se dizem, praticam e se fazem sentir coisas importantes, então, aquele que é o maior evento do mundo que se passa numa cidade, terá dado os seus frutos e muitos sairão diferentes. Começa agora!!!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma rainha em peregrinação

A imaginação cristã para elevar o real