"Os pássaros cantam para mim", notas de Exercícios Espirituais

Jesus Cristo liberta-nos do medo. Deixar-me amar. Deus ama-me a partir de dentro (os outros amam-me a partir de fora): saborear esta certeza e esta experiência. A comunidade não é o sítio para se sentir especial (é sim a oração). 
 
Escutar o meu coração com o coração, mais do que com a cabeça. Dedicar a minha atenção ao que me habita. Deus está amparado em mim. A minha solidão é uma solidão habitada e Deus ama-me como sou. "Os pássaros cantam só para mim". 

Pedir a graça de sentir fortemente a presença de Deus na minha vida: "Tu amas tudo quanto existe e não detestas nada do que fizeste; pois, se odiasses alguma coisa não a terias criado; acaso pode uma mulher esquecer-se do seu bebé, não ter carinho pelo fruto das suas entranhas? Ainda que ela se esquecesse dele, Eu nunca te esquecerei. Eis que Eu gravei a tua imagem na palma das minhas mãos". 

Deus imagina todos no Paraíso. Continuar a corresponder à presença de Deus com amor. 

Só Deus é absoluto, tudo o resto é relativo. A proposta de liberdade interior é uma ajuda para nos recentrar naquilo que vale a pena. 

A primeira coisa que terei que fazer é rezar a liberdade. 

O discernimento abre-nos à novidade, à surpresa. O discernimento não é necessário apenas em situações extraordinárias, é algo quotidiano. O que é que neste momento me prende? Liberdade = relação recta, equilibrada e proporcionada com as coisas.

A totalidade da nossa vida é uma missão. Ser fiel até ao fim - é essa a cruz assumida por Jesus. Tantas coisas que podemos fazer: curar a falta de confiança, a falta de esperança. A Santidade é extrovertida.

O Espírito Santo é a criatividade de Deus. O imobilismo e a rigidez não é amiga da santidade. 

Que lugar ocupa a oração na minha vida? Não basta raciocinar: oração, leitura e conversação espiritual.

A religião cristã é uma religião da escuta (não do livro). Por isso não é também do legalismo.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma rainha em peregrinação

JMJ, começa agora!!!

A imaginação cristã para elevar o real