Às vezes as melhores ideias são as mais simples

Uma das coisas mais brilhantes que saiu nos últimos tempos é a iniciativa "Aprendemos juntos" do BBVA.

São dezenas e dezenas de conversas publicadas no Youtube, e assim disponíveis para toda a gente sobre os mais diversos assuntos, mas creio que com uma base comum que é a responsabilidade que cada um tem sobre a sua vida e a forma como conseguir uma vida mais plena e com sentido. Longe de ser uma panaceia de receitas simples e descartáveis, reconhece a dificuldade e complexidade das coisas, e através de testemunhos e do saber de quem lá vai, introduz quem ouve numa dinâmica de reflexão, que sai quase sempre motivado pelas palavras sábias dos entrevistados. Há uma tónica forte na vertente comportamental e em pensar nas ferramentas que temos, que podemos convocar e desenvolver para nos tornarmos mais preparados para enfrentar a vida, mais resilientes. Desde psicólogos e cientistas, a professores e treinadores, passando por escritores, todos que lidam com a experiência humana e com os anseios, ansiedades e sonhos das pessoas, com a suas dificuldades e fragilidades, olhando para elas e transformando-as em algo que trabalhe por nós e nos ajude a crescer. São conversas polvilhadas de ensinamentos e muito práticas, pois os entrevistados revelam as técnicas e métodos que vieram a desenvolver para ajudar as pessoas a seu cargo nesse processo de crescimento.   

Dada a similitude do espanhol com o português estas conversas entendem-se muito bem, no entanto é possível ainda melhorar a experiência colocando legendas em espanhol no Youtube.

Trata-se dum acervo de uma enorme qualidade. É produção de conhecimento grátis, à disposição de todos e uma forma de responsabilidade social de inegável valia e certamente muitos frutos. Creio que ainda por cima não deverá ser muito cara: os cenários são muito simples, quase só duas cadeiras e uma sala, meios de filmagem e duas pessoas a conversar. Há algumas conversas que têm público. 

A ideia é simples, mas genial também por essa simplicidade e pelo que uma boa conversa pode gerar, inspiracional no bom sentido porque desmonta a nossa realidade interior, olha para ela em extensão e profundidade e devolve-a mais forte, com vontade de sermos mais. Às vezes as melhores ideias são as mais simples, como pôr as pessoas a conversar!










Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma rainha em peregrinação

JMJ, começa agora!!!

A imaginação cristã para elevar o real