De partida

Sábado de manhã - a primeira manhã de férias - inicio uma viagem pela Europa. Parece pretenciosa essa frase, mas em verdade, começo em Turim uma viagem que me levará por várias nações! Irei estar uns dias por Itália, para depois partir de combóio e atravessar os Pirinéus. Em mente muitas idéias, alguns livros para ler. Gostava de conhecer a Provença - de Matisse, de Grasse, da alfazema, etc. Mas onde irei parar é a Pau, terra quase a chegar ao Atlântico e onde o meu Avô Augusto viveu durante uns anos. Ao longo do último ano, Pau ocupou parte da minha vida, por via do trabalho que tenho estado a desenvolver sobre o Tivoli. Eu e o João Monteiro Rodrigues, fizemos muitas leituras e vimos muitas fotografias, algumas delas de Pau e da minha família. Tenho alguma curiosidade em conhecer esta vila dos Pirinéus, bem perto de Lourdes. Depois de um salto a Biarritz, lanço-me para norte, talvez para Bordéus, talvez depois para Lyon, mas o objectivo será Estrasburgo. Tenho também desde há muito curiosidade de conhecer esta cidade, importante na Europa Comunitária, terra de onde seria oriundo Jean Monet e que, por sinal, seria perto das origens do primeiro Mayer que chega a Portugal. Levo leituras sobre a história da minha família para fazer pela viagem.

Neste itinerário pela Europa, indo de Sul para Norte de combóio, era intenção chegar à Escandinávia: não sei se terei em 15 dias de combóio tempo para lá chegar e voltar. Tenciono ir até Copenhaga, a ver vamos se consigo...



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma rainha em peregrinação

JMJ, começa agora!!!

A imaginação cristã para elevar o real