Reflexões

Uma viagem destas tem ou não alguma consequência na minha maneira de ser/estar? Se fosse para ficar igual ao que já era, não valia a pena ter vindo!

Tenho seguido viagem sem procurar verdadeiramente planear muito as coisas, sem querer estudar previamente os locais de passagem. Tomo a decisão de passar por um determinado local e parto. Isto é engraçado porque nos obriga a tomar decisões todos os dias, a não nos acomodar. Esta é a alma do peregrino, não ter uma "pedra para recostar a cabeça",  leitura que retiro de "o Tesouro Escondido" que trago na mala - é claro que exagero um pouco pois tenho andado sempre muito confortável, alternando actividade com descanso, mas é uma vida de deambulação a que tenho tido desde há uns dias, com surpresas a cada esquina.

Vindo de Sorrento, cheguei à estação de Nápoles e é de lá que partem todas as ligações. Ponderava muito ir para Tivoli, ou para a Sicília. Na véspera tinha chegado à conclusão que bastava deste calor tórrido, "qu'il faudrait" partir para Norte. Mas chegado a Nápoles pelas 22h00 já não havia combóios para Roma - a ligação para Tivoli - e o único que havia partia para a Sicília dentro de 2 horas. Entabulei conversa com um velhote simpático que vi sentado e que me parecia esperar por esse combóio. Seria uma longa viagem, em couchettes e para fazer a travessia para Messina o combóio entra nuns tracks para um enorme cacilheiro. Sim, era muito bonita a Sicília. Boas praias. Falámos um bom bocado, estava convencido em prolongar a minha aventura e conhecer uma ilha certamente extraordinária. Era um antigo carabineri, havia trabalhado em muitas cidades e nunca gostara do caos de Nápoles. Com a confiança já ganha, continuámos conversa e falámos de muita coisa, inclusive da Máfia, que na sua opinião já não existe na Sicília, apenas delinquência. O tempo foi passando, o senhor às tantas levantou-se e foi à casa de banho. Voltei a vê-lo ao longe quando o combóio chegou. Falando pouco depois com o pessoal do combóio, disseram-me que o combóio estava lotado. Peguei nas malas e ali ao lado, entrei numa pensão que não estaria muito longe do que se espera dum hotel de 3.ª categoria do Cairo... a casa de banho imunda, com bichos a circular. Mas a cama era boa e poucas as horas até um novo dia!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma rainha em peregrinação

JMJ, começa agora!!!

A imaginação cristã para elevar o real