Em Roma, partindo para o Tivoli

O combóio a alta velocidade que me deixou em Roma Termini, apresentou-me a um crossroads de vidas. Sinto que é esta realidade tão rica, quanto diferente pelos passos que se cruzam para destinos diferentes, que tem sido interessante viver. Enquanto espero combóio para Tivoli, comprei um livro que me chamou a atenção e que tem por título "One On One, 101 true encounters" de Craig Brown. É um livro fascinante que conta 101 encontros fora do vulgar entre pessoas que ficaram na história ou que fazem ainda a história: começa com um encontro entre Hitler e um aristocrata inglês que, em Munique, enquanto Hitler ascendia ao poder se cruzam numa rua. O inglês, estudante rebelde, mandado para a Alemanha para ganhar juízo e disciplina, ao volante do seu carro acabado de comprar, embate contra o próprio Hitler, que atravessava a rua. Hitler cai ao chão, mas não se magoa. O inglês sempre guardou esta história e dizia que teve durante uns segundos o Futuro da Europa nas suas mãos... Ai se soubesse nessa altura o quanto teve! Há 101 encontros, os mais diversos, Madona e Michael Jackson, Michael Jackson e Nancy Reagan, Rudyard Kipling e Mark Twain, Mark Twain e Helen Keller. São encontros alguns deles inadvertidos, outros fruto de amizades, desejo de conhecer o outro, mas todos os que li muito reveladores sobre os próprios. A estrutura do livro é engraçada porque há sempre a passagem dum dos personagens do encontro para o próximo encontro. Rudyard Kipling bate à porta de Mark Twain em sua casa e têm uma longa conversa. Ai a sabedoria deste homem que dá pelo nome de Mark Twain! E o encontro seguinte é dele - Mark Twain -com a fora-de-série Helen Keller, que têm uma relação de profunda amizade, facto que desconhecia. 

Olhando para uma banca de jornais, um jornal americano, tem em parangonas a crise europeia - 10 anos de recessão económica, o balanço da década.

Reflicto em como a América de Mark Twain é um país engraçado e em grande medida diferente da nossa Europa: esse vitalismo e energia que dele ressaltam. Leia-se Walt Whitman, as suas "Leaves of Grass" e  entre-se nessa optimismo!   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Uma rainha em peregrinação

JMJ, começa agora!!!

A imaginação cristã para elevar o real