L' Homme qui marche

Por vezes debato-me com decisões que tomei no passado, esquecendo-me frequentemente do que elas me trouxeram de bom. Não ter carro é uma delas, algo que só um pensar mais detido pode permitir-nos retirar dela toda a sua riqueza escondida, pois trata-se duma medida em contra-corrente. Este Verão, sentado na praia, um amigo perguntava-me se eu não me sentiria como que "preso" por não ter carro. Penso agora: o carro sempre me despertou sentimentos mistos, pois se me permite ir rapidamente para onde quero, por outro lado, é preciso ter muito cuidado para que não seja riscado (ou se risque e amolgue outros ao arrumar), ou com a velocidade, ou em não o deixar em sítios proibidos (já fui rebocado várias vezes). Enfim, não ter carro é deixar também acabar com uma fonte de preocupação.

A verdade é que fui mais ou menos compelido a enveredar por uma via de peão. Vivo no centro de Lisboa, numa casa sem garagem para onde me mudei há cerca de 4 anos, não tenho dinheiro para ter um carro. Fazendo contas ao custo de vida de viver no centro da cidade, descobrimos que o valor da habitação aumentou e que tivemos que abdicar de certas coisas. Já fiz as contas e um carro representa um empate de capital grande, que não fica por menos de 300/350 euros mensais (amortizações, oficinas, seguro, selo, etc). Some-se a isso as possíveis multas (de estacionamento, de velocidade, etc) e o valor aumentará. 

Para um objecto que está geralmente mais de 70% das vezes parado, não me parece que seja muito avisado do ponto de vista financeiro esse empate de capital. Nesse sentido, acho que tem muito mais lógica a óptica do utilizador e da economia partilhada como o alugar carro quando preciso, ou andar de uber.

Desde que deixei de ter carro a minha qualidade de vida aumentou. Tenho metro ao lado de casa, eléctricos, paragens de autocarro, estações de combóio - e tenho um passe que me facilita a vida e que me permite deslocar-me para quase todos os lados da cidade, ou mesmo para fora dela. 

Mas o que gostaria de fazer ressaltar é que passei a ser mais do que era de antes un "homme qui marche" e isto certamente que acrescenta interesse à minha vida - em distâncias que não ultrapassam os 1/2 km é habitual andar a pé. Isto acrescenta saúde porque andar a pé quebra com a tendência que temos para uma vida sedentária. Subo e desço ruas como a Rua Garrett, ou a Rua da Rosa no Bairro Alto, atravesso jardins como o Jardim do Príncipe Real (que na Primavera e Verão nos dá uma sinfonia de odores tropicais). Não é raro encontrar pessoas, ficar à conversa, ver as montras, entrar numa livraria. Gosto de descer o Chiado, ir ao Rossio, entrar em S. Domingos. E ao fim-de-semana, a cidade abre-se em passeios, como as habituais idas à Feira da Ladra, as voltas e voltinhas dos becos e vielas e as vistas dos miradouros.

Pela manhã a cidade é fresca, há pouca gente na rua, não temos que "andar à cotovelada"; ao final do dia as pessoas estão em esplanadas, posso descer pela Rua D. Pedro V, espreitar o miradouro de S. Pedro de Alcântara. Tenho uma percepção muito mais rica da cidade do que se fosse de carro. 

Agradeço a Erling Kagge o seu excelente livro "A Arte de Caminhar" (Quetzal), que estou a gostar muito de ler e que me devolve à sabedoria da decisão que tomei! 



 

Comentários

DM em Caracas disse…
Meu caro, tomei a mesma decisão quando morava em Lisboa e nunca me arrependi. Tive de comprar carro quando me mudei para Harare e aí valorizei mais ainda as cidades, como Lisboa, que nos permitem não ter carro.
Caro Diogo, obrigado pelo teu comentário! Espero que estejas bom! Um abraço, Duarte

Mensagens populares deste blogue

Uma rainha em peregrinação

JMJ, começa agora!!!

A imaginação cristã para elevar o real